Depois de um tempo, algumas questões se levantaram dentro de mim e, então, comecei a perguntar a Deus sobre o propósito dEle para minha vida durante este tempo. Perguntei: “Por que eu estou aqui? O que eu posso fazer aqui, Senhor?”. Com certeza, quando se está no exterior, passando por uma experiência transcultural, essas são perguntas naturais. Entretanto, não é tão fácil respondê-las quando nós as vivemos.
Como eu gostaria de falar com os jovens e com as outras pessoas a respeito de Jesus, sobre a Bíblia, mas eu estou limitado pela língua. Eu não posso falar com eles em norueguês da maneira que queria. Lembro-me que antes de chegar na Noruega, um dos nossos líderes compartilhou conosco a palavra de 1Coríntios 2. 1-5 e é bem isso que vivo nesses dias:
“Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. E foi com fraqueza, temor e com muito tremos que estive entre vocês. Minha mensagem e minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram em demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus”.
Sou recém-chegado a um novo país e à uma nova cultura, não tenho fluência na língua, tão pouco conhecimento profundo acerca do norueguês. A certeza que tenho é de que a obra de Cristo na cruz é que me traz até aqui. Às vezes, sinto-me fraco, preocupo-me com o que vai acontecer e com o que não vai acontecer... Quando estou assim, o melhor lugar para descansar e me acalmar é nos braços do meu Deus. Em oração, rasgo o meu coração diante dEle. Ele vem e me cura, dá-me forças, aumenta a minha fé através da Sua palavra e da Sua presença. Assim, torno-me capaz de olhar para as situações e dizer: “Sim, Senhor! Eu creio em Ti e sei que tens planos para cumprir em minha vida e através de mim”. Certamente, o Senhor tem feito grandes coisas em minha vida. Não há nada mais precioso que o nosso relacionamento com Ele! Aprendemos muito na Sua presença, andando dia após dia com Jesus, pela comunhão com o Espírito Santo.
Como eu gostaria de contribuir mais, mas eu entendo que é tempo de aprender. E o aprendizado é bênção de Deus. É tão bom começar a entender uma nova língua, nova gente, nova cultura, novo jeito de viver.
Durante nossos dias no Hald, um dos professores nos perguntou o seguinte: “Como nós podemos tornar a ‘Boa Nova’ do Evangelho novidade na Noruega – um ‘país cristão’?”. Isso tem me inquietado. Como está no título dessa postagem, perguntei ao Senhor sobre o quê posso fazer aqui. E Ele me respondeu de modo simples através da Sua palavra: “Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Nós devemos viver para declarar isso! A humanidade sempre precisa saber que Jesus morreu para nos fazer livres dos nossos pecados. Ele é o caminho, a verdade e a vida!