quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O que eu posso fazer aqui, Senhor?

Três semanas se passaram desde que cheguei em Avaldsnes, na comuna de Karmøy. Agora, de fato, eu já posso dizer que moro aqui. Minha mente já entende que esse é um fato e uma realidade em minha vida. Durante os primeiros dias, estava preocupado em conhecer as pessoas, os lugares, as atividades da comunidade, enfim, eu coletava as primeiras impressões.

Depois de um tempo, algumas questões se levantaram dentro de mim e, então, comecei a perguntar a Deus sobre o propósito dEle para minha vida durante este tempo. Perguntei: “Por que eu estou aqui? O que eu posso fazer aqui, Senhor?”. Com certeza, quando se está no exterior, passando por uma experiência transcultural, essas são perguntas naturais. Entretanto, não é tão fácil respondê-las quando nós as vivemos.

Como eu gostaria de falar com os jovens e com as outras pessoas a respeito de Jesus, sobre a Bíblia, mas eu estou limitado pela língua. Eu não posso falar com eles em norueguês da maneira que queria. Lembro-me que antes de chegar na Noruega, um dos nossos líderes compartilhou conosco a palavra de 1Coríntios 2. 1-5 e é bem isso que vivo nesses dias:

“Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. E foi com fraqueza, temor e com muito tremos que estive entre vocês. Minha mensagem e minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram em demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus”.

Sou recém-chegado a um novo país e à uma nova cultura, não tenho fluência na língua, tão pouco conhecimento profundo acerca do norueguês. A certeza que tenho é de que a obra de Cristo na cruz é que me traz até aqui. Às vezes, sinto-me fraco, preocupo-me com o que vai acontecer e com o que não vai acontecer... Quando estou assim, o melhor lugar para descansar e me acalmar é nos braços do meu Deus. Em oração, rasgo o meu coração diante dEle. Ele vem e me cura, dá-me forças, aumenta a minha fé através da Sua palavra e da Sua presença. Assim, torno-me capaz de olhar para as situações e dizer: “Sim, Senhor! Eu creio em Ti e sei que tens planos para cumprir em minha vida e através de mim”. Certamente, o Senhor tem feito grandes coisas em minha vida. Não há nada mais precioso que o nosso relacionamento com Ele! Aprendemos muito na Sua presença, andando dia após dia com Jesus, pela comunhão com o Espírito Santo.

Como eu gostaria de contribuir mais, mas eu entendo que é tempo de aprender. E o aprendizado é bênção de Deus. É tão bom começar a entender uma nova língua, nova gente, nova cultura, novo jeito de viver.

Durante nossos dias no Hald, um dos professores nos perguntou o seguinte: “Como nós podemos tornar a ‘Boa Nova’ do Evangelho novidade na Noruega – um ‘país cristão’?”. Isso tem me inquietado. Como está no título dessa postagem, perguntei ao Senhor sobre o quê posso fazer aqui. E Ele me respondeu de modo simples através da Sua palavra: “Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Nós devemos viver para declarar isso! A humanidade sempre precisa saber que Jesus morreu para nos fazer livres dos nossos pecados. Ele é o caminho, a verdade e a vida!

Nenhum comentário: