domingo, 9 de março de 2008

Do jeito de Jesus

Como cristãos, somos chamados a seguir o exemplo de Jesus neste mundo. O profeta Isaías falou um pouco sobre o jeito de Jesus (capítulo 53). Quando eu leio e medito nessas palavras, entendo que Jesus “não tinha aparência nem formosura”, ele também não possuía “nenhuma beleza que nos agradasse” e, ainda, ele “era desprezado, o mais rejeitado (...), humilhado”. Essa descricão é a de um homem que revolucionou toda a história, mas ela não soa atraente para os nossos ouvidos no século XXI. Nossos valores e desejos são bem diferentes do que esses.

O exemplo de Jesus contraria nosso egoísmo. Ele se doou em favor dos outros em obediência ao Pai. Proferiu as verdades do Reino de Deus e suportou as conseqüências dessa atitude. Jesus serviu a todos e em todo tempo. Ele valorizava todas as pessoas: o leproso, a prostituta, o paralítico, o cobrador de impostos, o rico, o pobre. O “desprezado” olhava para cada coração, buscando o homem em sua essência e não naquilo que o mundo faz dele.

O apóstolo Paulo também descreve esse “jeito de Jesus” em Filipenses 2.5-11, recomendando-o como exemplo para nós. A descrição paulina fala que Jesus “a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo” e “a si mesmo se humilhou”. Somos chamados a abrir mão dos nossos desejos e planos egoístas em obediência ao Senhor.

Se eu penso só pela lógica, fica difícil de acreditar que esse tipo de atitude pode resultar em algo em um mundo como o nosso. Mas, pela fé, entendo que foi por esse caminho que o Senhor Jesus resolveu trilhar e conseguiu completar a Sua obra por aqui. Ele completou tão bem que, ainda hoje, continua nos chamando para seguí-Lo e agir como Ele agiu.

Nenhum comentário: