sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ateucracia e heterofobia

O artigo "Ateucracia e heterofobia", de Robinson Cavalcanti, vale a pena ser lido. Em tempos em que se apregoa a liberdade de expressão, e, supostamente, tem-se defendido esse ideal, é fundamental analisar o que acontece sorrateiramente em nossa sociedade. O texto de Cavalcanti ajuda-nos nessa análise em profundidade.

Segue um breve trecho do artigo:
"A intolerância para com a religião implica impossibilitar sua expressão nos espaços públicos ou que seus seguidores ajam publicamente por motivações religiosas. A religião, para seus adversários secularistas, deveria apenas ficar confinada às quatro paredes dos templos e dos lares, à subjetividade de cada um, condenada à irrelevância. Essa elite se sente iluminada, superior, com o papel histórico de proteger as pessoas delas mesmas, de corrigir seus “atrasos” e de “educar” a humanidade, seja pelo apropriação dos aparelhos ideológicos do Estado (educação, mídia), seja pelo uso do aparelho coercitivo do Estado (leis, justiça, polícia). Na esteira desse movimento temos tido a chatice do “politicamente correto” (moralismo de esquerda), a luta por retirar símbolos religiosos dos espaços públicos, acabar com os dias santificados, proibir a saudação “Feliz Natal” (deve-se apenas desejar “Boas Festas”), e a defesa de bandeiras como a liberação sexual, o aborto (no lugar do direito à vida, o direito da mulher a dispor do “seu” corpo), a eutanásia e a licitude das “orientações sexuais” -- a chamada agenda GLSTB (gays, lésbicas, simpatizantes, transgêneros e bissexuais)."
Leia o texto na íntegra, acessando:
http://www.ultimato.com.br/?pg=show_artigos&artigo=2472&secMestre=2487&sec=2504&num_edicao=320&palavra=Robinson%20Cavalcanti

Nenhum comentário: