sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Ouve aí!

Menino recupera a audição de um ouvido após 9 anos... era um cotonete!


Durante nove anos, Jerome Bartens teve que se virar com apenas um ouvido. A família acredita que o menino inglês tenha colocado, sem que ninguém notasse, um cotonete no ouvido direito quando tinha 2 anos. E assim ficou por quase uma década. Ao completar 11 anos, o fim da "deficiência": um milagre na forma de ponta de cotonete.

Jerome agora respira aliviado, depois que o corpo finalmente venceu a batalha e expulsou o algodão "fossilizado". Por nove anos, o menino conviveu com as limitações de ser surdo de um ouvido, relata o "Daily Mail". Os médicos consultados diziam simplesmente não saber o que fazer. Mole?

Por causa do "problema" no ouvido, Jerome sempre teve dificuldade na escola e era discriminado por outros alunos. Em casa, precisava assistir a TV em volume alto e sempre as pessoas gritavam com ele para ser ouvidas. "Quando estávamos no jardim eu precisava gritar oito ou nove vezes para que Jerome me ouvisse", contou o pai, Carsten Barten.

O pai - e eu! - quer saber como é que nenhum médico foi capaz de detectar o corpo estranho no ouvido do filho! Algum médico leitor poderia me ajudar a entender?

*Texto e foto extraídos do blog Page not Found - Fernando Moreira
__________________________________________________________


Incrível não!? E eu também me inquietei com essas perguntas que o Fernando Moreira faz em seu texto. O fato é bem interessante, não é? E pode ser ilustrativo. Eu pensei numas coisas assim que li isso. Acompanhe comigo o raciocínio.

Suponhamos que esse menino represente cada um de nós. A gente ouve falar que existe "Deus" e blá-blá-blá e coisas do gênero, tipo, que a vida pode ser diferente se a gente conhecê-Lo. Mas a gente vai crescendo, vai vivendo, vai ouvindo tantas outras coisas, exceto um suspiro sequer de Deus. Tem gente que vira e mexe aparece na nossa vida e fala que é possível "ouvir" esse Deus, viver com Ele a cada dia. Outros também falam de um possível "relacionamento diário com Ele". Mas os nossos ouvidos parecem não compreender bem o que eles querem dizer.

Na verdade, na nossa "deficiência auditiva"- que não é adquirida, mas congênita - é causada por um tipo de algodão que se chama "pecado". Por causa dele, continuamos e insistimos a não ouvir a voz dEle. Com o passar do tempo e à medida em que vivemos, descobrimos que os diagnósticos e prognósticos de vida não nos satisfazem na medida e intensidade que queríamos ou na plenitude do que se costuma chamar de "vida". Muitas vozes dizem que não há o que fazer, a vida é assim mesmo e a gente vai vivendo.

Assim como os "médicos" disseram que não havia o que fazer para o garotinho britânico, os outros não conseguem enxergar a nossa carência e a necessidade que temos de ouvir os sons da vida. No fundo, sabemo-nos surdos, desistimos diante dos tantos médicos que dizem que não há o que fazer. Desistimos de lutar contra "a nossa surdez congênita" e conformamo-nos surdos. A gente, na verdade, grita lá dentro para ouvir Deus.

O "cotonete" vai nos impedindo. Mas, Deus resolveu dar um jeito para remover o "cotonete". Através de Jesus Cristo, Seu Filho, Ele se fez gente e viveu com a gente. Esse mesmo JC pagou o preço pelos nossos "cotonetes" que nos impediam de ouvir a voz de Deus. A cura da "surdez" já é possível através de Cristo. Muitos "estudiosos" falaram disso. De acordo com Isaías, "ele (Jesus Cristo) foi esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados"(53.5). Só para relembrar, ele foi crucificado.

Nove anos se passaram até que o menino pudesse ouvir bem. E eu? Há quanto tempo estou deixando meus ouvidos entupidos de "cotonetes"? Quantas vezes quero colocar mais e mais "cotonetes" para entupí-los e fazer-me surdo à constante voz dEle? Na verdade, Ele consegue falar com a gente mesmo na nossa "surdez".

"'Quando estávamos no jardim eu precisava gritar oito ou nove vezes para que Jerome me ouvisse', contou o pai, Carsten Barten". Dizem que Deus é Pai... E Ele também tem chamado você e eu para junto dEle. E Ele vai chamar você até que você atenda e/ou entenda! Esse Pai sabe muito bem dos nossos "cotonetes" e mesmo assim quer ficar perto de nós.

Bem, a cura da "surdez", a retirada dos "cotonetes" e o ouvir à voz do Pai estão disponíveis através de Jesus Cristo: aquele que tomou para Si toda a nossa culpa, nosso pecado. É Ele que pode dar um jeito na nossa situação.

"Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração" (Hebreus 3.15).

Ouviu?

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Edson, sou Viviana Simões e curiosamente entrei no seu perfil no orkut(na página de recados de uma amiga que temos em comum-LEANDRA-MG/JF). Vi q tinha um blog e...estou aqui!!!
Q msg simples e impactante. Me edificou muitíssimo!!! Q Deus continue a obra q Ele começou em sua vida!!!
A paz de Cristo

Edson Munck Jr disse...

Olá, Viviana!
Seja bem-vinda.
Obrigado pelo comentário.
Até mais.