quinta-feira, 10 de abril de 2008

E esta é a vida eterna

"Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique. Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. Esta é a vida eterna: que Te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. E, agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse”.
João 17.1-5

Desfrutando da intimidade com o Pai, Jesus se encontra em oração ao proferir essas palavras. Numa conversa de Filho para Pai, ele faz um pedido: "Glorifica o teu filho". O motivo que leva Jesus a essa intercessão é a glória do próprio Pai: "para que o teu Filho te glorifique".

Em João 3.16, encontramos a razão da vinda e vida de Jesus e também de sua morte e ressureição: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna". Em Jesus, Deus se fez gente e habitou entre nós! Em Jesus, Deus levou sobre si mesmo os nossos pecados! Em Jesus, Deus nos reconciliou consigo mesmo! Ele é o Cristo que venceu sobre a morte e conquistou a vida eterna para todos aqueles que nele crêem!

A oração de Jesus revela a realidade da vida eterna. No versículo 3, ele diz: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste". Dessa forma, Jesus faz com que a eternidade invada o nosso presente ("E a vida eterna é esta"), colocando duas questões para nós: temos conhecido o único Deus verdadeiro? Temos conhecido Jesus Cristo? Vale a pena ressaltar que o verbo "conhecer" significa muito mais do que ter informações a respeito ou apenas ouvir falar. Na linguagem bíblica, "conhecer" denota relação íntima e pessoal, ou seja, relacionamento.

Com essas palavras, Jesus convida aquele que ainda não crê a conhecer ao Deus verdadeiro e o Seu amor revelado em Cristo. Para aquele que já crê, o Salvador atenta para o fundamental na vida cristã: desfrutar do relacionamento com o Senhor. O Nazareno fala de vida eterna, portanto, suas palavras também revelam algo sobre o futuro daqueles que crêem no Senhor dos senhores, sobre a eternidade: continua-se a conhecer a Deus e a Jesus.

Por vezes, falar de vida eterna ganha um tom idealizado ou utópico, mas as palavras do Senhor Jesus a respeito daquilo que ele mesmo conquistou para nós chamam-nos à responsabilidade de viver hoje conhecendo ao Senhor!

Nenhum comentário: