sábado, 19 de janeiro de 2008

Gratidão

Essa palavra tem batido forte no meu coração e, teimosamente, ressoado em meus lábios. Gratidão. Estive responsável por levar uma mensagem para os adolescentes ontem no encontro deles na comunidade onde estou trabalhando. No começo da semana quando comecei a pensar no tema, no que poderia falar, não conseguia pensar em outra coisa.

Seria a primeira mensagem em norueguês que eu levaria para aquele grupo. Como não ser grato, como não agradecer por essa oportunidade que o Senhor tem concedido? Dias atrás, essa língua soava ruidosamente para mim: nada fazia sentido, nada parecia inteligível e, então, encontro-me agora um pouco mais capaz de comunicar.

Lembro que numa das primeiras aulas da Faculdade de Comunicação aprendi que "comunicar" também significa "tornar comum". Assim, percebo que o estranho e assustador norueguês foi se tornando comum a mim e, creio, eu comum a ele. Obviamente, os desafios continuam, pois tenho muito (muito mesmo!) o que aprender. Mas sou grato por aquilo que já aprendi. Fico muito contente por poder conversar com pessoas diferentes nessa nova língua.

Voltando à mensagem, assim aconteceu. Ontem, por volta das 21h00, eu pude falar com eles sobre gratidão. Eu fiquei vermelho, as mãos suadas, enfim, naturalmente tenso enquanto eu falava aquilo que tinha preparado. Foi mais uma experiência marcante. E, por isso, decidi colocar no blog o texto que escrevi sobre "Takknemlighet", ou simplesmente, "Gratidão".

Para mim, esse texto é um marco. De certa forma, ele expressa ao Senhor a minha alegria por tudo que Ele tem proporcionado e feito na minha vida e, especialmente, ao longo desses últimos dias. Eu sou grato ao Senhor!

Segue, assim, a tradução:

Gratidão

Na terça, dia 10 de janeiro, eu estava no Hald Internasjonale Senter, em Mandal, junto de outros estudantes vindos de diversas partes do mundo. Nós tivemos um encontro que se chama "Louvor & Oração" e foi no estilo de um culto jovem norueguês com pessoas da Tailândia, do Laos, Madagascar, Camarões, Uganda, Quênia, Tanzânia, Sérvia, Montenegro, Peru, Bolívia e Brasil.

Estávamos juntos para agradecer a Deus por tudo o que Ele tem feito em e através de nossas vidas. Estar com o Senhor e com aquelas pessoas especiais foi sensacional. Tivemos um tempo precioso juntos. Durante os dias em que estivemos juntos no Hald, pudemos perceber que, de fato, o Senhor tem agido.

Louvor, oração, testemunhos, compartilhar: esses foram os ingredientes de nosso encontro. Nós queríamos agradecer a Deus, queríamos dizer-Lhe "muito obrigado" pelos Seus maravilhosos feitos. Enquanto estávamos lá reunidos, pensei nas palavras do Salmo 100:

1 Aclamem ao Senhor todos os habitantes da terra!
2 Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem em Sua presença com cânticos alegres.
3 Reconheçam que o Senhor é o nosso Deus. Ele nos fez e dEle somos, e rebanho do Seu pastoreio.
4 Entrem por Suas portas com ações de graças, e em Seus átrios com louvor; dêem-Lhe graças e bendigam o Seu nome.
5 Pois o Senhor é bom e o Seu amor leal e eterno; a Sua fidelidade permanece por todas as gerações.

Eu li esse texto para aqueles(as) que lá estavam comigo. Foi especial para nós pois, de certa maneira, tínhamos "todos os habitantes da terra" naquele lugar onde estávamos. Pessoas de diferentes países estavam juntas para louvar o nome do Senhor. Nós pudemos "entrar por Suas portas com ações de graças". Senti-me vivendo exatamente as palavras do Salmo 100 naquele momento. Mais uma vez o Senhor nos mostrou que Seu amor é eterno e Sua fidelidade dura para sempre.

É importante agradecer a Deus por todas as coisas. Eu quero agradecê-Lo por tantas experiências e aprendizados que Ele me proporciona aqui na Noruega. Certamente, minha vida tem mudado. Não podemos nos esquecer dessa palavra: gratidão. Lembre-se: gratidão nos leva à presença de Deus.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lendo sua postagem logo me veio a mente aquele louvor que diz assim:"Gratidão, gratidão, gratidão, os remidos dizem sempre gratidão...todo o mal já passou pelo sangue de Jesus, aleluia gratidão,gratidão,gratidão, os remidos dizem sempre gratidão!!!"

Que possamos dia após dia agradecer a Deus por todos os benefícios que Ele nos tem concedido...O reconhecimento é fundamental: Sem Ele nada disso aconteceria ou teria sentido.

Te amo irmão, parabéns pela humildade. Fica na Paz de Jesus, sempre.

Edson Munck Jr disse...

Amém, Barbara!
Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas...

Anônimo disse...

Edson

È muito lindo ver Deus capacitar e usar os que Nele confiam e se entregam.Eu louvo a Deus por sua vida e por deixar Ele te usar.
tenho vivido esta gratidão na minha vida e tenho muito que aprender ainda.Glória a Deus pela sua misericórdia para conosco.
Abraços
Olga