terça-feira, 27 de maio de 2008

Aprendendo e ensinando

Ontem e hoje, eu, Roger, Nan, Glad and Sak estivemos numa escola aqui em Mandal para darmos aulas para quatro classes.

Nós tínhamos planejado há bastante tempo o que iríamos fazer. Mas é sempre empolgante antes de começar, porque não sabemos como as coisas vão sair, como tudo vai acontecer.

No primeiro dia, encontramos dois grupos com cerca de vinte alunos cada, na idade de doze anos. Pudemos conduzir a aula em inglês. Tivemos algumas canções, danças, jogos e algumas informações sobre os nossos países.

Hoje também encontramos duas classes: ambas com estudantes de seis anos de idade. Assim, tivemos que falar norueguês. Tudo correu bem! Cantamos com eles uma música para nos apresentarmos, assim cada um podia falar o seu nome. Depois, usamos um mapa para mostrar onde ficam os nossos países no mundo: Brasil, Laos, Tailândia, Camarões e Madagascar. Eles também puderam ver as nossas bandeiras.

Não posso negar que foi um desafio e tanto para mim e, acredito, para todo o grupo. Ensinar para crianças é uma tarefa bem desafiadora e recompensadora simultaneamente.

Eu não era tão ligado em trabalhos com crianças e pude aprimorar muito isso durante esse tempo aqui na Noruega. Eu fiquei bem próximo delas e pude aprender muito nesse exercício.

Tanto o trabalho que desempenhei no Barnegospel (em Avaldsnes) quanto essa experiência recente na escola me ensinaram muito. Eu até pergunto: quem é que aprendeu mais?

Nenhum comentário: