sábado, 10 de maio de 2008

Além das conjecturas

"Não havendo profecia, o povo se corrompe"
Provérbios 29.18

Há uma diferença entre manter um ideal e ter uma visão. Um princípio não vem de uma inspiração moral, mas uma visão sim. Pessoas que são totalmente conduzidas por princípios ideais raramente fazem alguma coisa. A minha idéia pessoal acerca de Deus e de Seus atributos pode, na verdade, ser usada como justificativa elaborada para que eu negligencie deliberadamente os meus deveres.

Jonas tentou se desculpar da sua desobediência, dizendo para Deus: "sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em beningidade, e que te arrependes do mal" (Jonas 4.2). Eu também devo ter as minhas certezas a respeito de Deus e de Suas características, mas talvez elas sejam o motivo pelo qual eu deixo de cumprir com os meus deveres. Entretanto, onde há visão, há também vida honesta e íntegra, porque a visão promove incentivo moral.

Nossos princípios idealistas conduzem-nos à ruína. Examine-se a si mesmo espiritualmente e veja se você tem uma visão ou só princípios.

O que um homem alcança deve exceder o que ele pensou. Em outras palavras, o que esperamos do céu?

"Não havendo profecia, o povo se corrompe...". Uma vez que perdemos a visão de Deus, começamos a temer. Abrimos mão de restrições para aquilo que sabemos errado. Deixamos a oração de lado e paramos de ter a visão de Deus nas pequenas coisas do dia-a-dia. Simplesmente, começamos a agir na nossa própria força, por iniciativa própria, sem esperar pela surpreendente intervenção do Senhor. Perdemos a visão.

Será que a nossa atitude hoje é uma atitude nascida da nossa visão de Deus? Estamos esperando que Ele faça coisas maiores do que já fez antes? Há frescor e vitalidade na nossa perspectiva espiritual?

Traduzido de: My Utmost for His Highest - Oswald Chambers

Um comentário:

Cássia Araujo disse...

Muito bom o texto, me fez pensar... A nossa força é 'x', acrescida da força de Deus é 'x' elevado ao infinito... às vezes não sabemos como nos entregar nas mãos Dele... é um aprendizado para a vida...
beijos!
Cássia